Petrobras anuncia projetos culturais selecionados em 11 áreas

A Petrobras divulgou nesta quinta-feira (25/4) a lista final dos projetos contemplados na seleção pública do Petrobras Cultural 2012. Serão destinados R$ 67 milhões, a maior verba de todas as edições, a 134 projetos em 11 áreas culturais, abrangendo todas as regiões do país, nas linhas “Preservação e Memória” e “Produção e Difusão”. O resultado está disponível no site www.petrobras.com.br/ppc.

 Hoje foram anunciados os 102 projetos escolhidos em nove áreas de atuação: Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas; Memória das Artes; Patrimônio Imaterial; Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro; Manutenção de Grupos e Companhias de Dança; Circulação de Exposições; Produção de Filmes de Longa-Metragem para Salas de Cinema; Produção Literária: Ficção e Poesia e Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais. Em fevereiro deste ano, a Petrobras anunciou os contemplados nas áreas Festivais de cinema (20 projetos) e Festivais de música (12 projetos).

 Ao todo, a edição 2012 do Petrobras Cultural recebeu 4.309 projetos. Dos 134 contemplados, são 34 do Rio de Janeiro, 28 de São Paulo e 72 dos demais estados. A região Sudeste teve o maior número de projetos selecionados: 69. Em seguida aparece o Nordeste, com 33; seguida por Sul, com 15; Centro Oeste, com 10 e Norte, com sete. Os projetos selecionados podem ter atuação local, regional ou em todos os estados do país. Desta forma, Mato Grosso do Sul receberá 46 projetos culturais, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 45; Roraima e Maranhão, com 42; e Sergipe com 41.

 “Um dos objetivos do Petrobras Cultural é que todos os estados brasileiros tenham projetos inscritos e, se possível, selecionados. A Caravana Petrobras Cultural percorreu 27 cidades brasileiras para divulgar o Programa, buscando ampliar as oportunidades de circulação de bens culturais e fortalecer as cadeias produtivas do setor. Um exemplo é a exposição de imagens do fotógrafo Pierre Verger, que foi selecionada dentro da nova área Circulação de Exposições e poderá ser vista na Paraíba, em Goiás, no Piauí e no Mato Grosso do Sul”, avalia Sérgio Bandeira de Mello, gerente de Patrocínios da Petrobras.

Para esta edição foram criadas duas novas áreas de seleção: Circulação de Exposições e Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais. Outra mudança foi o aumento para três anos do período de patrocínio à Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro e à Manutenção de Grupos e Companhias de Dança. Na seleção pública de Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.
As comissões de análise técnica da Seleção Pública Petrobras Cultural são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores presentes no programa, incluindo realizadores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos e editores, entre outros. A composição das comissões, renovada a cada seleção pública, busca a maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo.
Em nove edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 380 milhões e contemplou 1.435 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional. Foram mais de 30 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.

Confira a lista com os 134 projetos contemplados

Confira o mapa com os projetos contemplados, por Região e Estado

Fonte: Agência Petrobras

Comentarios