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Os 4 problemas mais comuns na logística de e-commerce

Segundo aponta estimativa da ABComm, o Brasil pode atingir novo recorde de vendas no período, de cerca de R$ 6,9 bilhões. (Foto: reprodução)

Os 4 problemas mais comuns na logística de e-commerce

Demandas aumentam com a chegada do período das festas de fim de ano

O e-commerce ganhou força em 2020, com um faturamento 47% maior no primeiro semestre deste ano em relação a 2019, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo. Agora, com a aproximação da data mais esperada do ano para o setor, o Natal, segundo aponta estimativa da ABComm, o Brasil pode atingir novo recorde de vendas no período, de cerca de R$ 6,9 bilhões.

Com o aumento expressivo das compras online em tão pouco tempo, os problemas logísticos gerados pelo pouco conhecimento em gestão de e-commerce apareceram. Visando ajudar os lojistas em como resolver os problemas mais comuns no varejo, Stefan Rehm, CEO da Intelipost, empresa líder em tecnologia inteligente para logística e Frederico Menegatti, CEO da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina, separaram algumas dicas importantes para quem deseja ter sucesso no e-commerce.

Processos logísticos online

– Diferente do que acontece no varejo físico, toda a gestão de estoque, reposição, venda, pré-venda e pós-venda, são processos realizados pela internet e muitas vezes de forma automatizada. Os problemas surgem justamente quando os lojistas não conseguem diferenciar que cada forma de vender necessita de estratégias e ferramentas específicas. Quando falamos de e-commerce, ter a visibilidade total dos processos, além de uma comunicação integrada e atualizações em tempo real ao seu alcance tornam-se grandes diferenciais para a qualidade do serviço oferecido. Assim, é necessário entender e aderir a tecnologias que simplificam os processos para que os problemas possam ser solucionados com mais agilidade – comenta Stefan.

Atraso de entregas

Apesar do e-commerce no Brasil ter acelerado bastante o seu desenvolvimento em 2020, quando falamos de otimização e experiência de compra, a realidade ainda é desafiadora. E isso se deve a diversos fatores, desde erros de planejamento de estoque, ineficiência na gestão de frete e transporte, para citar alguns.

– Nesse caso, o ideal é sempre buscar alternativas inteligentes, ágeis e que mudem este cenário para ajudá-los a se preparar para o próximo período de muitas compras online. Além disso, é preciso entender o mercado para o qual você está vendendo, o Brasil é um país de território muito extenso, com dificuldades peculiares. Não adianta tratar a entrega nacional de forma única, é essencial segmentar e trabalhar regionalmente com a realidade que cada cidade ou Estado necessita – conta o CEO da Intelipost.

Segurança no transporte dos produtos

Segundo dados divulgados pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em parceria com a empresa Tracker, o segundo quadrimestre deste ano apresentou uma redução de 18,82% das ocorrências de roubo e furto em relação ao mesmo período do ano passado, onde foi registrado uma diminuição de 27,10%. Porém, a pandemia do COVID-19 impulsionou as vendas pela internet e esse número até o final do ano com certeza sofrerá alterações.

De acordo com Frederico Menegatti, CEO da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina, uma das alternativas para corroborar com a redução desses crimes de cargas em época de alta demanda, como as festas de final de ano, por exemplo, está no investimento de dispositivos de rastreamento. “O final do ano é considerado a época onde mais ocorrem esses incidentes nas estradas nacionais e mesmo que se tenha registrado uma redução, com esse número pode aumentar consideravelmente já que a expectativa é que mais pessoas irão comprar pela internet. Ao apostar em tecnologias inovadoras para o segmento logístico, é possível evitar que ocorra maiores prejuízos, e ainda ter informações importantes quanto ao status da mercadoria, podendo tranquilizar o consumidor final”, explica.

Monitoramento do trajeto

– Outro ponto está ligado ao monitoramento do trajeto a ser percorrido. O consumidor final quer saber onde está o seu produto e sabemos o quanto isso é importante, mas ainda mais essencial é garantir que o condutor esteja seguro, independentemente do local. Por isso, há no mercado ferramentas que permitem acompanhar em tempo real a locomoção da carga, interpretar situações de roubo ou furto e, assim, agir de forma assertiva diante do crime, disponibiliza alertas caso o condutor precise acionar a central de rastreamento, seja por ter percebido alguma ação suspeita no caminho e até mesmo caso ele não se sinta bem. Essa comunicação constante e a telemetria têm sido imprescindíveis para garantir que as entregas sejam precisas e dentro do prazo combinado, proporcionando mais informações sobre as rotas realizadas, a condução dos motoristas e, até mesmo, o consumo de combustível – finaliza Frederico.

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