
A Mercedes-Benz Trucks conquistou, no último dia 4 de junho, um novo GUINNESS WORLD RECORDS™ com seu caminhão elétrico de longa distância eActros 600 com semirreboque. Ao percorrer 124,7 quilômetros em marcha à ré, a fabricante superou o recorde anterior – cerca de 36 quilômetros a mais do que os 89 km registrados nos EUA em 2020 com um caminhão a diesel. A viagem que bateu o recorde ocorreu na pista da Motorsport Arena na cidade de Oschersleben, no estado Saxônia-Anhalt, na Alemanha. Levou cerca de 6 horas e 22 minutos, com uma velocidade média aproximada de 20 km/h. Com suas 14 curvas fechadas projetadas para carros, o circuito foi bastante desafiador – mas ofereceu menos riscos imprevisíveis de interrupções do que as estradas públicas.
Além do recorde, a Mercedes-Benz Trucks também percorreu mais 30 quilômetros de ré em vias públicas com o eActros 600. A linha de chegada foi o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, também na Saxônia-Anhalt, que será inaugurado oficialmente em 10 de julho. A partir deste ano, a unidade passará a ser responsável pela distribuição global de peças de reposição para Mercedes-Benz Trucks. Com essas viagens em marcha à ré, a Empresa tem o objetivo de chamar a atenção para temas relevantes ao setor de transportes e à sociedade em geral: eletrificação, segurança nas estradas e a imagem do motorista de caminhão.
Marco Hellgrewe (50), das Forças Armadas Alemãs e entusiasta de caminhões, deu início à tentativa de recorde com o veículo elétrico e também dirigiu o próprio eActros 600 para conquistar o título. Ele já havia estabelecido um recorde semelhante em 2008, quando percorreu 64 quilômetros de ré com um caminhão a diesel.
Marco Hellgrewe: “Estou extremamente orgulhoso de ter trazido o recorde de volta para a Alemanha junto com a Mercedes-Benz Trucks, especialmente por ter sido a primeira vez no mundo com um caminhão totalmente elétrico. Com isso, enviamos uma mensagem poderosa para o futuro da mobilidade alternativa. Estou convencido de que também conseguimos atrair ampla atenção para temas como a segurança viária e a imagem do motorista, que são importantes para mim como examinador de motoristas de caminhão iniciantes, geralmente mais jovens. Muitas pessoas de diferentes áreas da sociedade, incluindo motoristas experientes e iniciantes, vieram conversar comigo sobre a iniciativa e deram feedbacks muito positivos”.
“A longa jornada, com um total de 476 curvas, exigiu um esforço enorme – por isso mesmo foi de grande ajuda o fato do eActros 600 e seus sistemas de assistência facilitarem tanto a condução. Meus agradecimentos à Mercedes-Benz Trucks pelo apoio excepcional que tornou esse novo recorde possível”, prossegue Hellgrewe.
Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks: “Parabenizamos calorosamente Marco Hellgrewe por sua bem-sucedida viagem rumo ao recorde mundial e agradecemos por sua grande conquista como motorista. Estamos especialmente felizes por ele ter estabelecido esse novo recorde com nosso Mercedes-Benz eActros 600 totalmente elétrico. A viagem incomum de Marco Hellgrewe, a serviço da transição rumo a motores alternativos, certamente terá um efeito simbólico importante para a indústria e para a sociedade. Em diálogo com todos os stakeholders, especialmente nas áreas da política e do fornecimento de energia, pretendemos continuar defendendo um maior comprometimento com a criação de incentivos mais fortes para que nossos clientes adquiram veículos elétricos e para promover o desenvolvimento da infraestrutura de recarga”.
Müller-Finkeldei continua: “Manobrar em marcha à ré faz parte da rotina diária dos motoristas de caminhão e Marco Hellgrewe mostrou ao mundo, de forma clara, que essa tarefa exige muita concentração e habilidade. Todos os dias, esses motoristas prestam um serviço essencial à sociedade e isso também precisa ser reconhecido, especialmente diante da crescente escassez de profissionais no setor. Gostaríamos de agradecer ao nosso parceiro PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. pelo apoio à nossa ação e pelo compromisso com uma maior valorização da profissão de motorista. Tecnologias inovadoras, como o nosso sistema de câmeras MirrorCam, também contribuíram para a conquista do recorde. Com essas tecnologias, queremos aumentar a segurança dos motoristas e de todos os usuários das estradas. Além disso, é necessário conscientizar os demais usuários das vias. Agradecemos ao nosso parceiro de cooperação, Blicki e.V., por sua contribuição na atividade e pelos esforços incansáveis em educar crianças sobre os perigos no trânsito. Ficamos felizes em usar o alcance dessas duas viagens em marcha à ré como plataforma para dar visibilidade às duas organizações, que, na nossa opinião, tratam de temas fundamentais para o futuro – e também em apoiá-las financeiramente”.
Comentarios