Manutenção do Ar-Condicionado do Carro – Dicas do Portal Melhor Carro

CURITIBA, Brasil, 6 de março de 2020 /PRNewswire/ — Na atualidade, nossa vida moderna, um veículo se trona quase tão confortável e seguro quanto nosso lar. Estão repletos de acessórios que permitem nosso bem-estar.

O sistema de ar-condicionado hoje é comum em praticamente todas as produções automobilísticas, consistindo em um acessório funcional que proporciona bem-estar e saúde no interior do veículo. Entretanto, esse dispositivo, como todos, precisa de manutenções para que seja mantido em bom funcionamento e evite prejuízos ao bolso. Confira as dicas trazidas pelo portal Melhor Carro.

Quais são as funções do sistema de ar-condicionado?

Mantém a temperatura a bordo muito mais agradável; proporciona a purificação do ar no interior da cabine; filtra as impurezas; opera no processo de desembaçar os vidros nos dias chuvosos; ajuda a garantir maior segurança, permitindo que se transite de janelas fechadas, ajudando a evitar até assaltos.

Entretanto, por mais importante que seja a sua presença, hoje, nos automóveis, os aparelhos de ar-condicionado não recebem a devida atenção. Uma das dicas mais frequentes é a revisão em oficinais autorizadas a cada seis meses. Trata-se de um dispositivo que é bastante complexo e de estrutura frágil.

Se o aparelho perde a sua eficiência, o mesmo poderá operar com esforço dobrado para refrescar o interior do carro, sobrecarregando o equipamento e, por fim, limitando sua durabilidade. As causas podem ser variadas. A mais comum, segundo alguns especialistas, está no inevitável vazamento do gás que circula pelos dutos do aparelho. Este é o dano mais comum, já que o fluxo de gases é algo difícil de ser manipulado em sua totalidade.

Portanto, no caso de haver vazamento será necessário que o proprietário do veículo esvazie todo o compartimento que comporta o gás no sentido de fazer preenchê-lo novamente, na sua totalidade (esta situação é bastante diversa do que geralmente ocorre em tanque de gasolina, no qual basta somente fazer completar a diferença de líquido já contido no mesmo).

Dica A: é necessário efetuar a constante higienização do sistema de ar-condicionado, sobretudo no sentido de fazer prevenir certas doenças respiratórias, dado que os filtros do dispositivo, se estiverem entupidos, podem dispersar impurezas a mais no ar. É muito importante desmontar certas peças tais como o evaporador, fazer aplicação de bactericida e, em seguida, remontar o aparelho. O acúmulo de pó com umidade pode fazer surgir bolor que será, inevitavelmente, expelido no ar, e isso faz mal à saúde.

Atenção: esse cuidado não pode de modo algum ser negligenciado pelos proprietários, pois higienização do sistema é imprescindível. O ar, normalmente, está repleto de impureza, o sistema de ar condicionado limpa uma grande parte desses problemas, porém, se estiver congestionado, pode tornar-se exatamente o contrário, um verdadeiro difusor de possíveis problemas respiratórios, sobretudo para quem passa muito tempo no interior do automóvel. As pessoas que sofrem de rinite, de asma ou de bronquite, deverão tomar muito cuidado.

Dica B: se o veículo permanecer muito tempo sob o sol será necessário abrir todas as portas do automóvel, no sentido de fazer ar quente no interior escapar, para então acionar o sistema de ar-condicionado.

Observação: a grande maioria dos atuais automóveis produzidos na atualidade está munida de um tipo de comando que faz bloquear a entrada de ar externo, mantendo a circulação do ar que já está no interior do carro. Deste modo, todo o ar que circula no interior da cabine do veículo age como a água de um aquário, sempre oxigenada, num fluxo contínuo e circulatório. Se o ar dentro do automóvel está mais frio que o ar no exterior, o dispositivo chamado “recirculador” auxilia a não sobrecarregar o funcionamento do sistema.

Para mais dicas e informações, acesse o portal https://www.melhorcarro.org. Nele você encontra diversos artigos sobre automóveis, lançamentos, fichas técnicas, especificações, preços, além de diversas dicas sobre os mais variados temas sobre automóveis.

Expediente:

BLOGOLANDIA LTDA.
Avenida Cândido de Abreu, 776 / 803 – Centro Cívico
CEP: 80.530-000 – Curitiba – Paraná – Brasil
www.blogolandialtda.com.br
blogolandiabrasil@gmail.com
+55 (41) 2105-5913
+55 (41) 9 9142 0228
+55 (41) 9 9255 7758

FONTE Portal Melhor Carro

Comentarios