Eliardo Locateli vence a Competição de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Depois de 14 etapas regionais e 28 eleitos, a grande final da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), promovida pela Scania, aconteceu neste sábado (6). O local onde as provas foram realizadas foi o conhecido posto Sakamoto II, na Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos.

A competição tem como principal objetivo valorizar e capacitar o motorista para uma condução mais segura e eficiente. A edição deste ano contou com 65 mil motoristas inscritos, superando os 47 mil participantes do MMCB de 2012.

10838249_691606240947303_3424095810149876779_o
No pódio, primeiro lugar Eliardo Locatelli. Em segundo lugar, Marcos Araldi. E em terceiro colocado, Anderson Dare. Foto: Pamela Souza

E dentre tantos competidores, Eliardo Locateli, caminhoneiro do Rio Grande do Sul, sagrou-se campeão depois da realização das provas. Competindo pela terceira vez, o campeão conversou com Chico da Boleia. “Pra mim é um sonho realizado, foi muita ansiedade e adrenalina até aqui. Mas posso te dizer que é uma sensação incrível e que estou realizando um sonho”, declarou.

Locateli frisou o nível de competitividade dos outros competidores. “O pessoal manobrou e seguiu todas as etapas muito bem”, declarou o caminhoneiro que ainda comentou sobre a necessidade de se melhorar a qualidade de trabalho das estradas. “Há muito a ser feito pelo caminhoneiro no Brasil hoje”, concluiu.

Eliardo recebeu um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil (aumento de R$ 10 mil em relação à última edição), distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele foi contemplado com uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat.

Completando o pódio estiveram Marcos Araldi, de São Leopoldo, e o mineiro Anderson Dare Gonçalves de Andrade.  Ambos ganharam uma série de prêmios, entre eles viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e também um curso de 40 horas do Sest Senat.

Chico da Boleia também conversou com Rodrigo Machado, organizador da competição, quem se disse com o dever cumprido depois de tanto trabalho e de tantas etapas realizadas. “Hoje o sentimento é de que a gente conseguiu. Em primeiro lugar o desafio foi colocar na rua uma operação gigantesca como essa, com mais de 1150 motoristas participando das etapas, fora a equipe que nós levamos para cada um dos lugares. Todo mundo se dedicou muito, todo mundo fez com muito orgulho e muita paixão”, frisou.

Além da equipe que trabalhou em todas as etapas, Rodrigo salientou a participação de outras 27 empresas que apoiaram direta e indiretamente a competição. “Tivemos muitos pontos de contato, mas o mais legal de tudo isso é que todos estiveram muito preocupados com os motoristas, profissionais que são muito importantes para o país. Ou seja, foi toda a sociedade preocupada com o motorista.”, concluiu.

De acordo com o calendário que se cumpriu até agora, espera-se que a próxima competição de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil aconteça daqui a dois anos, em 2016. Até lá, os caminhoneiros que quiserem ser finalistas já podem começar a se prepararem para o desafio.

Treinamento é o futuro da profissão de motorista

Apesar de mais de 60% das cargas movimentadas no Brasil serem transportadas por caminhões, o setor carece de profissionais. De acordo com a Fabet e outras entidades, existem hoje mais de 130 mil vagas abertas para condutores.

A quinta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil reforça a preocupação da Scania com a qualificação profissional. O preparo na direção diminui acidentes e mortes nas estradas, além de contribuir para melhorar a eficiência das empresas desse mercado.

Outras estatísticas levantadas pela Fabet indicam que a conscientização para um trânsito mais seguro é capaz de diminuir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias.

Além da organização do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, a fabricante também oferece o Programa de Treinamento de Motoristas Scania, por meio de instrutores batizados de “Master Drivers”. Esses profissionais, altamente qualificados e especialmente selecionados e treinados, têm a missão de ajudar os condutores a alcançar uma operação ainda mais eficiente e sustentável de seus veículos. Os instrutores põem em prática o equilíbrio entre a teoria e a prática no aperfeiçoamento das habilidades de direção independentemente da categoria do transportador.

“Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão de motorista de caminhão. Um dos caminhos para evitar um quadro crítico é justamente o treinamento e valorização desse profissional”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil.

As edições anteriores do MMCB comprovam o poder de transformação que esta iniciativa proporciona: “Conhecemos muitos motoristas que, após passarem por uma etapa regional, conquistaram vagas em transportadoras, foram promovidos a instrutores dentro de suas frotas ou, no caso dos autônomos, mudaram sua maneira de conduzir, de atender seus clientes”, diz Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.

Desde a primeira edição do MMCB, em 2005, foram realizadas mais de 38.000 horas de treinamento de motoristas em sala de aula. As cinco edições do MMCB no Brasil proporcionaram a conscientização de mais de 174 mil motoristas que participaram das dinâmicas teóricas e práticas da competição.

 

Redação Chico da Boleia com informações da assessoria de imprensa Scania. 

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios