Deficiências elevam custo da logística

O setor de transporte rodoviário tem importante papel no desenvolvimento econômico nacional: reduz as distâncias entre as áreas de produção e consumo e propicia ganhos econômicos para o País e o acesso da população a bens e serviços. Assim, vários fatores relacionados às rodovias interferem no transporte de cargas. A qualidade das estradas é um deles.

Rodovia dos Bandeirantes apresenta boas condições, mas ainda há muito a se fazer para melhorar as rodovias do país. Foto: Wikipedia

“As condições das rodovias consomem grande parte do custo operacional do transportador, principalmente das cargas agrícolas, que dependem totalmente das rodovias. Uma pequena parcela do sistema ferroviário também, mas este está mais voltado para o transporte de minérios”, ressalta Ignez Vidigal, pesquisa¬dora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). De acordo com pesquisa de 2013 da Confederação Nacional do Transporte, a região que apresentou o maior incremento nesse custo operacional devido ao pavimento é a Norte (39,5%), seguida pelo Centro-Oeste (26,8%), Nordeste (25,5%) e Sudeste (21,5%). O menor acréscimo de custo ocorreu no Sul (19%).

Há muito por fazer para melhorar a questão de pavimentação no Brasil. Informações do Sistema Nacional de Viação (SNV), de abril de 2013, apontam que existem no País 1.713.885 quilômetros de rodovias, dos quais apenas 202.589 quilômetros são pavimentados, isto é, 11,8% da malha. “Temos uma malha rodoviária deteriorada, algumas construídas na década de 1960 que ainda não foram pavimentadas”, afirma Ignez.Ainda de acordo com a pesquisa da CNT, 63,8% da extensão avaliada apresenta alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria da via. Outra constatação é que as rodovias mantidas pelos governos federal e estaduais têm maiores dificuldades se comparadas com as concessionadas. Em relação ao estado geral, apenas 2,7% da extensão sob gestão pública foi considerada ótima e 24%, boa. Já em relação às concedidas, os percentuais de classificação de ótima e boa são de 48,5% e de 35,9%, respectivamente.

Em 2013, o total autorizado pelo governo federal para investimentos em rodovias foi de R$ 12,7 bilhões, muito pouco perto dos R$ 355,2 bilhões que a CNT estima ser necessário. A pavimentação da BR-163, que corta o Centro-Oeste do País, é tida como essencial para facilitar o transporte de grãos.

 Fonte: CDI

 
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