Dana comemora 67 anos de operações no Brasil

Em meados de 1960, a Dana já fornecia autopeças para os caminhões que rodavam no Brasil

Há 67 anos a Dana iniciava suas atividades no Brasil: em 10 de julho de 1947, em Porto Alegre (RS), o imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus inaugurava a pedra fundamental da empresa hoje conhecida como Dana do Brasil, subsidiária da companhia norte-americana e considerada uma das precursoras da indústria automobilística no País, especializando-se na produção deautopeças para a frota de veículos importados que já circulavam por aqui naquela época.

Atualmente, com fábricas em Gravataí (RS) Diadema e Sorocaba (SP), a Dana é uma das principais fornecedoras de eixos dianteiros não-tracionados, traseiros, eixos cardans e componentes de suspensão para veículos comerciais do Brasil e outros mercados da América do Sul.

“Temos muito orgulho pelos nossos 67 anos no Brasil e pelo legado do fundador Ricardo Bruno Albarus. Isto nos inspira a continuar em nossa busca incansável pela melhoria contínua, aprimoramento dos produtos, processos e talentos, e pelo desenvolvimento das novas tecnologias”, destaca Raul Germany, diretor da Dana para o Brasil. 

Fundada há mais de 100 anos nos Estados Unidos, a Dana chegou à Gravataí há 38 anos. Acima, cerimônia de lançamento da pedra fundamental em 1974
Fundada há mais de 100 anos nos Estados Unidos, a Dana chegou à Gravataí há 38 anos. Acima, cerimônia de lançamento da pedra fundamental em 1974

HISTÓRIA

No início, a Albarus, que ainda não era Dana, se desenvolveu como oficina de precisão. Associou-se com a então Spicer Manufacturing e ganhou notoriedade após provar sua qualidade com o atendimento de um pedido de 1 mil cruzetas para o ainda pequeno mercado de reposição brasileiro. 

A parceria para transferência de tecnologia evoluiu para o primeiro investimento estrangeiro da Dana fora dos Estados Unidos e em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus, constituindo-se, a partir dos anos de 1970, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no País. 

Com um processo de alinhamento de estratégia global, em 1993, o nome Dana ganhou destaque no mercado, aliando sua imagem à das demais operações espalhadas pelo mundo. Na América do Sul, expandiu-se e hoje opera na Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela. 

Além de produtos driveline, a companhia oferece ao mercado tecnologias de energia (produtos de vedação e gerenciamento térmico) e peças originais de reposição para os fabricantes de veículos leves e pesados.

Fonte: Automotive Business

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios