Confira detalhes e lotes das vacinas vencidas aplicadas em mais de mil municípios

Prefeituras se manifestaram e negaram a aplicação da vacina vencida e destacaram que se tratava de um erro no sistema. (Foto: ilustrativa/reprodução)

Confira detalhes e lotes das vacinas vencidas aplicadas em mais de mil municípios

Dados do Ministério da Saúde revelam que 26 mil pessoas foram imunizadas com doses vencidas da Astrazeneca

Redação Chico da Boleia

Conforme divulgado pela reportagem do jornal Folha de São Paulo no último dia 2 de julho, 1.532 municípios utilizaram doses da vacina Astrazeneca com o prazo de validade expirado. Estima-se que 26 mil pessoas tenham recebido o imunizante (que previne contra a Covid-19) em diversos postos de saúde pelo país, prejudicando a proteção contra o vírus.

As informações foram obtidas por meio de registros oficiais do Ministério da Saúde que, por meio de nota, afirmou que “(…) Os dados sobre os lotes utilizados para a vacinação são inseridos pelos municípios no DataSUS, plataforma do Ministério da Saúde que disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde”.

– Os municípios que possuírem doses a vencer precisam notificar o Ministério da Saúde, por meio da SVS. Até o momento, não há registro de municípios informando à pasta sobre o vencimento de lotes com vacinas Covid-19 nesta situação – destacou a pasta em seu portal oficial.

Ainda de acordo com a reportagem, após a divulgação dos dados acima, prefeituras se manifestaram e negaram a aplicação da vacina vencida e destacaram que se tratava de um erro no sistema.

Dentre os municípios que teriam aplicado as doses vencidas do imunizante estão: Maringá (PR), Belém (PA), São Paulo (SP), Nilópolis (RJ), Salvador (BA), dentre outras.

Confira os lotes que teriam sido usados com a validade expirada:

4120Z001 – vencimento 29 de março de 2021
4120Z004 – vencimento 13 de abril de 2021
4120Z005 – vencimento 14 de abril de 2021
CTMAV501 – vencimento 30 de abril de 2021
CTMAV505 – vencimento 31 de maio de 2021
CTMAV506 – vencimento 31 de maio de 2021
CTMAV520 – vencimento 31 de maio de 2021
4120Z025 – vencimento 4 de junho de 2021

Quem tiver dúvida sobre o lote da vacina recebida pode conferir na carteira de vacinação as informações. Caso tenha sido imunizado com a dose referente a um dos lotes acima citados, orienta-se que procure o órgão responsável ou a unidade de saúde da cidade para acompanhamento e esclarecimento.

Ministério da Saúde afirma que vacinas da Janssen podem ser utilizadas

O lote das vacinas da Janssen que chegou congelado ao Distrito Federal para ser usado na população local teve seu uso autorizado pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, das mais de 40 mil doses enviadas ao DF, 2,8 mil estavam congeladas, mas tiveram sua integridade preservada, mesmo sendo armazenadas em uma temperatura abaixo da recomendada, de 2°C.

A decisão teve o aval do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que avaliou o lote das vacinas Janssen e o liberou para o uso.

*Com informações da Folha de São Paulo e Ministério da Saúde

Comentarios