CCR ViaOeste realiza check-up gratuito em 38 caminhões através do programa “Caminhão 100%”

A ação, realizada nos dias 05 e 06 de junho, aproveitou a oportuna data de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, junto com o mês da manutenção automotiva.

A Concessionária CCR ViaOeste, através do “Estrada para a Saúde”, em parceria com o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), realizou o check-up de 38 caminhões durante a ação do programa “Caminhão 100%”, que aconteceu nos dias 05 e 06 de junho, na Área de Descanso do Caminhoneiro.

O objetivo da ação é mostrar que, assim como o corpo humano, um caminhão também precisa de cuidados e manutenções constantes. E nestes dias, os caminhoneiros que compareceram na Área de Descanso do Caminhoneiro (km 57 – Sentido Leste – da Rodovia Castello Branco) puderam não só cuidar da própria saúde, mas também da saúde de seus maiores companheiros de estrada: seus caminhões.
“Fiquei feliz porque não foi detectado nenhum problema mais grave e, ao mesmo tempo, a gente aproveita para conhecer um pouco mais o nosso companheiro de viagem”, declara o caminhoneiro Fabiano Augusto, que está há quatro anos na estrada.
Sua companheira de viagem, Mônica Aparecida Ferracini, considera o check-up de extrema importância. “É sempre interessante porque tem muitas coisas que acabam passando despercebidas”.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a checagem teve também um apelo ambiental, com verificação do nível de emissões de poluentes. O programa revelou aos caminhoneiros que medidas simples, como a troca do filtro de ar, podem apresentar relevante ganho ao meio ambiente, diminuindo em até 40% a emissão de poluentes dos veículos.
“Estas avaliações são de fundamental importância já que a falta de manutenção agride o meio ambiente, prejudicando a qualidade de vida da população, além de ser uma causa de graves acidentes e um risco à segurança nas estradas”, afirma Antonio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-SP) e responsável pelas avaliações gratuitas do “Caminhão 100%”.
Sobre o Estrada para a Saúde
O programa oferece aos caminhoneiros que trafegam em nossas rodovias, atendimento diário totalmente gratuito em enfermagem, cabeleireiro, massagem bioenergética e dentista, além, de dispor ao caminhoneiro um estacionamento para descansar, sanitários e lavanderia para maior conforto durante suas viagens.
Programa Caminhão 100% 
Criado em 2008, para conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva, o programa “Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%” é uma iniciativa do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), formado por entidades que representam o setor de reposição automotiva: Sindipeças, Sicap, Andap, Sincopeças-SP, Sindirepa-SP e Abrapneus.

Comentarios