ANP garante regularidade do abastecimento de gasolina e diesel

Após notícias sobre possível desabastecimento, Agência nega falta de combustível no país.

Foto: Valter Campanato/ABr

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nota, nessa segunda-feira (5), afirmando que o abastecimento de combustíveis no Brasil, tanto de diesel quanto de gasolina, está ocorrendo de forma regular. Segundo o órgão regulador, “casos pontuais envolvendo o abastecimento de gasolina, ocorridos recentemente em alguns locais, já foram sanados”.

Nas primeiras semanas de outubro, o estado do Amapá passou por uma grande falta de combustíveis em seus postos, principalmente na capital Macapá e no município de Santana. O fato motivou, inclusive, um debate em uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) nesta quarta-feira (7).

A preocupação com o desabastecimento está ligada a dois principais fatores, segundo especialistas: o consumo recorde de gasolina e a falta de capacidade interna de produção para atender a demanda. Em agosto, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, admitiu que o Brasil já importa 15% dos derivados consumidos internamente.

Segundo dados da ANP, entre janeiro e setembro de 2012, o país já importou mais de 15 milhões de barris de gasolina. Durante todo o ano de 2011, mais de 13 milhões de barris foram comprados do mercado externo.

Apesar disso, a ANP garante que essa é uma medida comum. “A importação de combustíveis é um procedimento normalmente utilizado para complementar a diferença entre oferta e demanda. A ANP monitora o abastecimento de combustíveis e mantém contato permanente com órgãos do governo e agentes econômicos do setor a fim de garantir o suprimento de combustíveis no país”, afirma.

?

Agência CNT de Notícias

Comentarios