
De 26 a 28 de agosto, o Armazém 4 do Píer Mauá será o ponto de encontro para construir o futuro da mobilidade. Nesse cenário, será realizada a Shell Eco-marathon Brasil 2025, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética da América Latina. Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento propõe uma inversão no mundo do automobilismo: e se o critério de vitória não fosse velocidade, mas eficiência? Na Shell Eco-marathon, não vence quem chega mais rápido e sim que vai mais longe com menos energia possível.
Em sua oitava edição brasileira, a competição reúne mais de 40 equipes com cerca de 500 estudantes de ensino técnico e superior de todo o Brasil e de países como Colômbia, Peru e México. Os participantes projetam e constroem veículos movidos a etanol, gasolina, bateria elétrica ou hidrogênio. São dois tipos de carros em disputa: o “Protótipo”, com foco em leveza e aerodinâmica extrema, e o “Conceito Urbano”, com visual mais próximo dos carros de rua. Os veículos são avaliados por sua eficiência energética após passarem por rigorosa inspeção técnica e realizarem voltas completas na pista. Para visitar o evento, basta acessar www.shell.com.br/sem e realizar a inscrição.
Mais do que uma competição estudantil, a Shell Eco-marathon é um ambiente real de aprendizado aplicado. “É uma plataforma de conexão com os grandes desafios da mobilidade do futuro. Aqui, a próxima geração de engenheiros ganha visibilidade e experiência reais. É um laboratório com vista para o mar”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.
Os números impressionam: na edição de 2024, a equipe E3 UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, foi campeã na categoria Bateria Elétrica (Protótipo) ao bater o recorde da história da competição brasileira, com uma marca de 381 km por kWh, o que equivale a mais de 1 mil km por litro de gasolina. Já na categoria Combustão Interna, a equipe Drop Team, do IFRS Erechim (RS), conquistou o bicampeonato com um protótipo capaz de percorrer 611 km com apenas um litro de gasolina — o suficiente, por exemplo, para ir do Rio de Janeiro até Belo Horizonte sem precisar abastecer.
A edição de 2025 também marca os 40 anos da Shell Eco-marathon no mundo, consolidando sua trajetória como uma das mais longevas e relevantes iniciativas educacionais voltadas à mobilidade sustentável. Além das provas de pista, o público poderá participar de uma programação interativa com ativações educativas, atrações culturais e exposições tecnológicas de Pesquisa & Desenvolvimento da Shell.
Serviço:
Shell Eco-marathon Brasil 2025
26 a 28 de agosto de 2025
Armazém 4, Píer Mauá, Rio de Janeiro
Entrada gratuita e aberta ao público.
Inscrições aqui
Comentarios