[VÍDEO] 24ª Edição da Intermodal

Evento aconteceu em São Paulo e reuniu mais de 400
expositores nacionais e internacionais, além de promover debates sobre diversos assuntos da cadeia logística.

Entre os dias 13 e 15 de março aconteceu a 24ª edição da Intermodal South America, tradicional feira internacional de logística. Neste ano, o evento apresentou o novo slogan “O mundo em movimento”, que revela a incorporação de novos segmentos da cadeia de logística.

A grande novidade da Intermodal 2018 foi a inclusão de empresas relacionadas às operações da armazenagem, distribuição e dos condomínios logísticos, entre outros segmentos da intralogística, no seu escopo de expositores. O objetivo principal foi apresentar aos visitantes uma oferta mais consistente e diversificada de soluções tecnológicas aplicadas ao completo gerenciamento da produção, armazenagem e distribuição dos mais diversos tipos de carga.

O evento ainda contou com uma nova e exclusiva área para empresas de TI, com soluções de tecnologia, softwares, segurança para logística, entre outros. E para demonstrar como as últimas novidades da indústria estão sendo aplicadas atualmente, foram promovidas visitas técnicas, para grupos de até 40 pessoas por vez, em algumas plantas e empresas parcerias do evento.

“Realizando a feira em março, conseguimos antecipar o ciclo de negócios na área de logística e ficamos melhor ajustados aos calendários nacional e internacional. Buscamos incrementar a oferta existente na feira, pensando na demanda do mercado por soluções com tecnologias como: a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, blockchain e muito mais. Além disso, o novo local, São Paulo Expo, proporcionou aos nossos expositores e visitantes mais qualidade de acesso e estacionamento em um pavilhão moderno”, explicou o diretor do portfólio de infraestrutura da UBM Brazil, Renan Joel.

Outra novidade da edição de 2018 é a realização da Conferência Nacional de Logística (CNL), organizada pela Associação Brasileira de Logística (Abralog). A Conferência reuniu embarcadores, operadores logísticos e transportadoras para discutir sobre tendências, desafios e oportunidades para os atuais desafios da cadeia de suprimentos. Dentre os palestrantes, estiveram nomes internacionais como Zal Phiroz, professor da Universidade de Harvard; Carlos Roig, professor da ESADE Business School; e Yossi Sheffi, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Chico da Boleia conferiu de perto todas as novidades da 24ª edição da Intermodal South America e conversou com alguns participantes do evento. Entre eles estava o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa, que durante a conversa, ressaltou a importância de feiras como a Intermodal.

“Essa é uma das três maiores feiras desse tipo do mundo. Nós temos aqui mais de 400 marcas de 22 países, ou seja, é uma grande oportunidade para a realização de negócios nesse atual momento no Brasil”.

De acordo com o atual representante do governo, o momento é de retomada econômica para o país, o que significa um reaquecimento para o setor. As atuais mudanças estão gerando, segundo Lessa, condições para que investidores voltem a confiar no potencial econômico do Brasil.

“A expectativa é que tenhamos um crescimento ainda maior este ano, e um crescimento sustentável. Temos previsto novamente um recorde da nossa safra, além do que outros setores estão experimentando crescimento como o ferroviário, o marítimo e o aéreo”, defendeu o Ministro.

Chico da Boleia também teve a oportunidade de conversar com o senador Wellington Antônio Fagundes (PR-MT), membro da Frente Parlamentar de Logística, quem destacou pontos positivos do evento.

“A organização da Intermodal tem se especializado cada vez mais e mostrado sua força. Mostrado também que o Brasil é um país de oportunidades. A logística, especialmente, é uma área que exige muito investimento, por isso que um evento desse porte é importante, para trazer parcerias público-privadas”, afirmou.

Expositores

Com mais de 400 expositores, a 24ª edição da Intermodal South America apresentou conceitos inovadores, como intralogística (otimização de espaços e processos dentro do próprio local de armazenagem), internet das coisas, inteligência artificial e novas tecnologias de transporte.

A Repom, especializada em soluções para o transporte rodoviário de cargas brasileiro, como pagamento e recebimento de frete, foi uma das empresas que expôs seus produtos e serviços no evento.

Chico da Boleia visitou o estande da marca e conversou com Thomas Gautier, Diretor Executivo, quem destacou a celebração dos 25 anos da Repom e das suas operações junto aos caminhoneiros e transportadoras no Brasil.

“A Intermodal 2018 é a nossa oportunidade de lançar duas novas soluções. A primeiro é uma nova plataforma de gestão de frete para nossas clientes transportadoras. E a segunda é uma gestão de pedágio eletrônico, um produto que lançamos no mercado no final de janeiro e que teve uma boa aceitação até agora”, afirmou Gautier.

Para o Diretor Executivo, os 25 anos da Repom mostram que o bom relacionamento com o cliente sempre foi a principal preocupação da marca, e isso se reflete na atenção e no investimento em inovação de soluções. Atualmente, a empresa tem cerca de meio milhão de caminhoneiros operando com seus produtos.

Gautier ainda falou sobre o “Clube da Estrada”, um produto voltado para os caminhoneiros que estão atuando nas estradas. “Trata-se de um espaço como os que vemos nos aeroportos, que são cedidos pelas grandes marcas. E a ideia é fazer com que os caminhoneiros se sintam em casa, agregando valor nesses diferentes locais. Atualmente temos 10 operando e outros 10 em implantação, mas a nossa meta é instalar oitenta espaços do Clube da Estrada”, concluiu.

Outra empresa que participou da Intermodal foi a Prosegur, que atua na área de transporte de valores. O Gerente Marcel Favoretto explicou que o objetivo da presença da empresa nesse tipo de evento foi, além de apresentar soluções, debater questões relacionadas ao serviço prestado pela marca. “Estamos aqui para escutar dos nossos clientes suas necessidades e verificar as tendências de mercado. É uma estratégia para o nosso crescimento.”, afirmou.

Dentre as novidades apresentadas pela Prosegur, esteve o Rodotrem Mercedes-Benz, para transporte de cargas de valores como produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos. “Com a apresentação desse caminhão esperamos agregar novos tipos de produtos aos que já estamos habituados a transportar, e também atender as novas necessidades dos nossos clientes”, finalizou Marcel.

Comentarios