Muito cansaço durante o dia? Saiba como hábitos simples podem melhorar seu desempenho no trabalho!

Olá companheiros da estrada!

Quem nunca se sentiu virado do avesso depois de um dia de trabalho? Quem nunca gastou todas as energias num feriadão como o da semana passada e depois foi trabalhar como uma múmia? Pois é, muitas vezes nos sentimos sem energia e cansados física e mentalmente para o trabalho! Mas você sabia que alguns hábitos podem melhorar a qualidade de vida nas suas atividades diárias?

Nesta publicação, separei algumas dicas para melhorar o nosso dia-a-dia de trabalho pesado nas estradas. Veja abaixo alguns hábitos que podem aumentar nossa produtividade, reduzir o cansaço e nos dar mais energia.

  • Alongue o corpo! Passamos a maior parte do dia sentados na boleia do caminhão. Por isso, se não mantivermos uma boa postura podemos prejudicar nossa coluna e sentir dores nos músculos dos braços, ombros e nas vértebras. Além disso, devido à nossa posição para dirigir, podemos prejudicar a bacia e o nervo ciático, que controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo. Fazer alongamentos simples diariamente antes de subir na boleia é um jeito rápido e eficaz de aquecer os músculos e as articulações, impedindo dores e contusões. O vídeo a seguir mostra alguns alongamentos que podem ser feitos em qualquer lugar! Não se esqueça de manter a postura e respeitar a flexibilidade do seu corpo!

http://www.youtube.com/watch?v=H5fsxi6p6RU

  • Coma alimentos leves! Nosso país possui clima tropical, por isso, com exceção de algumas áreas do Brasil, grande parte das cidades possui temperaturas elevadas o ano todo. Muito calor aumenta a sensação de cansaço e exige maior gasto de energia nas atividades diárias. Um jeito simples de evitar o cansaço excessivo e a sensação de sono é comendo alimentos leves e de fácil absorção. Nunca coma excessivamente no almoço. Sabemos que temos que subir na boleia no período da tarde e depois de comermos, nosso metabolismo desacelera devido ao processo de digestão. Proteínas leves como frango e peixe são mais facilmente digeridos, assim como legumes e verduras. Carboidratos pesam mais no estômago e demoram mais para serem digeridos, prolongando a baixa do nosso metabolismo. As frutas também são altamente recomendáveis. Carregue sempre uma maça, banana, pêra ou qualquer outra fruta que goste. Além de proporcionar bem estar e reposição de vitaminas, as frutas ajudam na reeducação alimentar, combatem problemas cardíacos, auxiliam no controle da flora intestinal e na redução de calorias. Alimentar-se de três em três horas é essencial para mantermos o nível de proteínas e vitaminas que nosso corpo precisa, principalmente se nosso trabalho diário exige muito esforço físico. Se você possui problemas de saúde que exigem um cardápio diferenciado, consulte seu médico.
  • Substitua a cafeína! Com longas jornadas de trabalho, muitas vezes nos entupimos de café para nos mantermos acordados. A cafeína, se consumida na dosagem certa, proporciona bem estar, estimula o sistema nervoso, os processos psicológicos e também acelera o metabolismo. Entretanto, os especialistas dizem que o alto consumo de cafeína pode mascarar os problemas de falta de sono, aumentar a pressão arterial, causar insônia e tremores. Além disso, a ingestão excessiva de cafeína pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e redução de até 30% na absorção de ferro pelo nosso organismo. Se você sofre de pressão alta, muita atenção no consumo desta substância. Vale lembrar que a cafeína não está presente só no café, mas também no pó de guaraná, em refrigerantes, chás e outros alimentos. Mas como melhorar a disposição e ter mais energia no dia a dia? Uma lista de alimentos pode nos ajudar! Aspargos, couve, pepino, vagem, rabanete, abóbora, repolho, berinjela, leite, iogurte, laranja, cenoura, tomate, morango, germe de trigo, frango, melão, mamão e abacaxi são alimentos energéticos e dão um ânimo a mais na hora de trabalhar. Mais uma vez é importante lembrar que se você possui problemas de saúde e precisa de um cardápio diferenciado, é sempre bom consultar o médico antes de comer qualquer alimento.
  • Beba muita água! Se existe algo que podemos consumir sem nenhuma moderação é a água. Além de hidratar e repor nossos sais minerais, a água refresca e estimula a eliminação de toxinas através da urina. Muito cuidado com os isotônicos e refrigerantes. Não há nada que possa substituir a água e isotônicos só devem ser consumidos por atletas ou pessoas que perdem muito líquido e calorias durante as atividades. Os refrigerantes também são perigosos, pois eles possuem muito açúcar e sódio que contribui para a retenção de líquido no corpo, dando aquela sensação de inchaço. Deu vontade de tomar alguma coisa no almoço? Prefira sucos naturais com bastante gelo! E não se esqueça de levar a garrafa com água bem gelada na boleia do caminhão!

 

  • Drogas, NÃO! Na publicação da semana passada falei sobre o problema do consumo de drogas e medicamentos entre os caminhoneiros que querem ficar acordados e enganar o sono. Além de prejudicar a saúde e diminuir os reflexos, drogas como o rebite causam dependência física e mental. Nunca utilize esse tipo de medicamento! Todo remédio só deve ser utilizado com prescrição e supervisão médica! Para saber mais, leia o post: http://www.chicodaboleia.com.br/?p=3537

 

  • Pratique atividades físicas e de lazer! Sei que a rotina de trabalho na boleia é desgastante e cansativa, mas pequenas atividades físicas podem melhorar a qualidade de vida e aumentar a disposição na hora do trabalho. Fazer atividades físicas libera endorfina, o hormônio do prazer, que melhora a memória, o estado de espírito (bom humor), aumenta a resistência, aumenta a disposição física e mental, melhora o nosso sistema imunológico, bloqueia as lesões dos vasos sanguíneos, tem efeito antienvelhecimento, alivia as dores e melhora a concentração. Por isso, prefira ir à pé até locais próximos do que de carro ou de moto. Caminhar ajuda o nosso sistema cardiovascular e é prazeroso. Saia de bicicleta com as crianças ou leve o cachorro para passear, é divertido e você movimenta o esqueleto! Sempre que possível, caia na piscina, no mar, no rio, na represa. Nadar melhorar a respiração, evita problemas pulmonares e melhora os batimentos cardíacos. Lembre-se que é sempre muito importante consultar um médico ou especialista antes de praticar qualquer atividade física que exija maior esforço. Se você possui problemas cardíacos ou de pressão, consulte sempre um médico.

 

  • Não fume! Fumar definitivamente não traz nenhum benefício à saúde. Não é preciso dizer que além de causar dependência física e mental, o consumo da nicotina prejudica todo o seu sistema respiratório e, além disso, faz mal as pessoas que estão à sua volta. Fumar aumenta os riscos de possuir um câncer nos pulmões e doenças cardiovasculares. Em doses excessivas, a nicotina é extremamente tóxica, provocando sensações desconfortáveis de abstinência, náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. Diminui a capacidade pulmonar e respiratória, causando sensação de cansaço e baixo rendimento cardíaco. Além disso, nada mais desagradável que cheirar como um cinzeiro. Fique esperto e largue a nicotina!

 

  • Beber, nem pensar! As bebidas alcóolicas durante o trabalho estão terminantemente proibidas. Além de diminuir os reflexos, o consumo de álcool pode causar desatenção e baixo rendimento físico e mental. É preciso responsabilidade para entender que consumir bebidas alcóolicas enquanto dirige é perigoso e prejudica a segurança do caminhoneiro e de outras pessoas. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência). Além disso, o álcool é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento, como alegria excessiva seguida de depressão. Os efeitos agudos do consumo são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

 

Pequenas mudanças de hábito podem fazer você se sentir mais leve, mais disposto e melhorar a qualidade de vida no trabalho. Lembre-se que se você possui alguma restrição alimentar ou de atividade física por causa de problemas de saúde, é sempre importante consultar um médico e ver quais são as atividades que pode praticar e alimentos que você pode consumir. Mude de vida e bom trabalho!

Abraço do Chapa!

Comentarios