Companheiro

Bom amigos da estrada, hoje eu quero conversar com vocês sobre a palavra “companheiro”! Algumas pessoas confundem o termo “companheiro” como se fosse propriedade de algum partido político ou agremiação. Muito pelo contrário! “Companheiro” é uma palavra antiga que simboliza a união entre as pessoas, a relação de amizade, de parceria que existe entre as pessoas. Ontem, participando do evento do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovido pela Scania na etapa de Sumaré-SP, conseguimos perceber bem o significado desta palavra. Eu pude constatar ali a importância do que é ser companheiro! A etapa foi a que teve mais motoristas inscritos, mais de 7 mil! E destes, 140 foram classificados para a etapa final deste sábado e domingo passado. Dos classificados, duas eram mulheres, o que mostra que as mulheres vem ganhando espaço, vem conquistando o mercado. Mas, voltando ao o que eu dizia de início, a questão da palavra “companheiro”, foi perceber a troca de informações entre os caminhoneiros sobre cada resultado de prova. E na prova mais emblemática, que é a prova da manobra, onde a pessoa tem que estacionar o caminhão de ré em um espaço pequeno, derrubar um pino com o caminhão de ré, depois derrubar outro pino só com a roda do caminhão, passar num espaço determinado e parar numa área determinada, mostra a importância do motivo pelo qual cada um que ia e cada um que saía era abraçado, era festejado por ter conseguido ou não o resultado.

Na premiação deu para perceber mais uma vez o que a palavra “companheiro” significa. Por quê? Porque independente de quem é o primeiro, segundo ou terceiro lugar, todos vibraram por eles. Curiosamente quando foram anunciados o terceiro, segundo e primeiro lugares, foi feito uma roda entre as três pessoas e muita comemoração. Isso quer dizer o seguinte, que quando eu uso ou quando alguém usa para se referir a você a palavra “companheiro”, não se assuste, isso não tem nada a ver com partido político, não tem nada a ver com agremiação, muito pelo contrário, você deveria se orgulhar, porque a palavra “companheiro” é de grande importância para aquelas pessoas que têm uma parceria, que tem uma relação de profunda amizade e que, em alguns casos, vai além disso. Então era isso o que eu queria conversar. Parabéns ao pessoal que ganhou o Melhor Motorista ontem.

Dois pontos importantes antes de encerrar: primeiro: a profissão de motorista é passada de pai para filho. Exemplo disso foi o companheiro que ganhou em segundo lugar. Ele foi literalmente às lagrimas, porque o seu pai havia sido motorista. Ele ficou emocionado por estar sendo premiado. E o primeiro colocado, que tem cinco anos de motorista, que pra nós que temos mais idade, cinco anos está começando agora, ele ganhou esta etapa de Sumaré-SP. Ele disse que muita gente não queria que ele fosse motorista, pai, mãe, irmão, até a própria esposa, então disse ele que matou um leão por dia pra poder virar motorista de caminhão e ontem, essa determinação em querer ser um companheiro da categoria foi recompensada, sendo premiado com o primeiro lugar. E parabéns às duas mulheres que participaram da competição, porque dentre os 7 mil inscritos, elas conseguiram ficar entre os 140! Um grade resultado! Parabéns a todos!

E eu gostaria apenas de frisar: companheiros são todos aqueles que queremos bem, que está ao nosso lado na hora das dificuldades.

 Um abraço! Chico da Boleia – Orgulho de ser caminhoneiro.

Confira também o vídeo

Comentarios